Tabagismo e saúde dos olhos

A relação do tabagismo e a saúde dos olhos

Os prejuízos causados pelo uso do cigarro já são conhecidos pela população em razão das contínuas campanhas promovidas pelo governo e entidades de saúde. Porém, poucas pessoas conhecem a forte relação que existe entre o tabagismo e a saúde dos olhos.

Você sabe quais as consequências do fumo para a sua visão? Então, recomendamos a leitura deste post, pois, explicaremos tudo sobre o assunto.

Qual a relação entre tabagismo e a saúde dos olhos?

O tabagismo é a principal doença responsável pela causa de morte evitável em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, quando não leva o paciente à óbito, pode trazer grandes prejuízos para a saúde dos seus olhos.

Ainda, o hábito de fumar é um fator de risco para diversas doenças oculares, tais como, oftalmopatia de Graves, glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade. Em alguns casos, pode levar até a cegueira irreversível.

Ademais, até os fumantes passivos, ou seja, aqueles que estão em constante contato com a fumaça do cigarro, mas que não são fumantes, podem vir a ter algum prejuízo a sua saúde ocular. Por isso, é importante conhecer mais sobre as consequências do tabagismo para nossa visão. Então, saiba mais sobre elas:

Alergias oculares

A fumaça do tabaco é o principal poluidor de ambientes fechados no mundo. Isso porque existem mais de 4 mil substâncias tóxicas em sua composição, tais como, benzeno, benzopireno, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, acroleína, estireno e fenol.

Ainda, a depender do tipo de derivado de tabaco utilizado, podem estar presentes metais como níquel, cádmio e o arsênico de ferro. Todas essas substâncias são extremamente prejudiciais ao organismo, provocando as seguintes alterações na superfície ocular:

  • diminuição do tempo em que a lágrima permanece íntegra ao olho;
  • mudanças na camada lipídica do filme lacrimal;
  • redução na produção basal de lágrima;
  • diminuição da sensibilidade da córnea e da conjuntiva;
  • baixa concentração de fluido lacrimal;
  • desenvolvimento de tecido adiposo na conjuntiva.

Ademais, como a fumaça do cigarro é nociva aos olhos, é comum que fumantes sintam coceira, vermelhidão, irritação nos olhos, sensação de corpo estranho e até desenvolvam a síndrome dos olhos secos.

Aumenta o risco de catarata

A catarata é uma doença causada pela opacificação do cristalino, uma estrutura ocular que funciona como uma lente para os olhos. Com a inalação das substâncias presentes no cigarro, o metabolismo dessa estrutura é alterado, acelerando a opacificação.

Assim, o fumante desenvolve a catarata de forma precoce, antes de chegar a idade em que a doença costuma surgir. Mesmo após deixar de usar o cigarro, o indivíduo continua mais propenso a ser acometido pelo problema.

Mais suscetível à DMRI

Ao inalar a fumaça do cigarro, as substâncias nocivas tendem a entrar na corrente sanguínea do fumante, pois, não são metabolizadas pelo organismo. Com isso, elas são transportadas a diferentes partes do corpo, inclusive os olhos.

Ainda, a retina é uma estrutura ocular que necessita de uma constante irrigação sanguínea. Porém, quando os elementos tóxicos estão presentes, ela pode ter o seu funcionamento interrompido, causando a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Maiores chances de desenvolver um glaucoma

O tabagismo também contribui para o desenvolvimento do glaucoma, a principal doença responsável pela cegueira. Isso porque o fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos, aumentando a pressão intraocular e causando o glaucoma.

Mudanças na percepção de cores

Segundo estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba, o tabaco é capaz de provocar alterações na visão dos fumantes, principalmente na percepção das cores verde, azul, vermelho e amarelo.

Ainda, essa condição é percebida, principalmente, em indivíduos que consomem, pelo menos, 20 cigarros por dia. A mesma pesquisa também aponta que fumantes têm uma dificuldade maior para discernir contrastes.

Então, como você pode perceber, há uma forte relação entre tabagismo e a saúde dos olhos. Por isso, se você faz uso de produtos derivados do tabaco, repense esse hábito e avalie os benefícios e prejuízos que ele pode trazer para a sua saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Comentários

Posted by Dra. Erika Uchida