Os problemas que afetam a saúde ocular são muitos, comprometendo desde a qualidade da visão até as questões estéticas. Todas as situações são determinantes para a qualidade de vida do indivíduo. 

O blefarocalase é um desses problemas e se caracteriza por afetar as pálpebras superiores e inferiores, causando incômodos e interferindo no aspecto facial. Esse tipo de situação é muito comum e surge com a idade.

Você sabe o que é o blefarocalase? Às vezes, os termos relacionais a saúde ocular podem levar a muitas dúvidas, para ajudar, confira neste post o significado do blefarocalase e mais informações importantes sobre o tema!

O que é blefarocalase?

Blefarocalase é a flacidez e excesso de pele nas pálpebras devido ao relaxamento do tecido do rosto. Pode ser causado por edemas, processos inflamatórios e com a idade e envelhecimento natural da pele facial.

Alinhado a esse problema, pode ocorrer as bolsas palpebrais, tanto na pálpebra superior quando na inferior, agravando ainda mais o quadro do paciente. É um problema estético e funcional.

Quem sobre com a blefarocalase, tem a aparência do rosto envelhecida com o surgimento de rugas, dificuldade de visão pela obstrução dos olhos pela queda da pele das pálpebras, sonolência e dificuldade para abrir os olhos. 

A blefarocalase tem a tendência de surgir a partir dos trinta anos de idade e a sua gravidade depende dos hábitos, hereditariedade e organismo de cada pessoa. Por ser um problema visível, procurar tratamento e intervenções para solução é muito importante para o bem-estar.

Qual o procedimento para solucionar o problema?

O procedimento indicado para tratar a blefarocalase é a Blefaroplastia, que é uma intervenção realizada nas pálpebras para eliminar bolsas de gordura, flacidez e as rugas, melhorando o aspecto da face com o objetivo de rejuvenescer a aparência.

Deve ser indicado por um médico especialista por meio de uma análise detalhada da situação e exames pré-cirurgia. É um procedimento considerado simples e que proporciona ótimos resultados. Também é indicado para as seguintes situações:

Cuidar da saúde ocular é essencial!

O termo saúde é muito abrangente e a qualidade da visão e a aparência com certeza são fatores influentes. Os cuidados com a saúde ocular e a aparência contribuem para ter uma vida melhor e ficar livre dos sintomas que causam tantos transtornos. 

Contudo, toda medida para garantir promover a saúde é relevante e com o avanço da tecnologia, os procedimentos se tornaram mais seguros, eficientes e com resultados precisos, atendendo as necessidades de todas as situações. 

Se informar adequadamente e ter o apoio de um oftalmologista é parte crucial do tratamento da blefarocalase, pois o diagnóstico correto e acompanhamento é determinando para o sucesso de todo o tratamento.

A blefarocalase é um problema muito comum e acontece influenciando por diversos fatores. Felizmente, existe tratamento eficiente e com recuperação tranquila para resolver a situação e restaurar a aparência e qualidade da visão do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!