Bolsas palpebrais

Bolsas palpebrais: prevenção e tratamento

Como se prevenir contra o surgimento de bolsas palpebrais? O surgimento de bolsas na área dos olhos é um problema que afeta muitas pessoas, causando um desconforto muito grande. Embora alguns casos estejam relacionados diretamente à hereditariedade, há fatores externos que podem influenciar na ocorrência desse problema. Entenda como prevenir o parecimento destas bolsas de gordura e os tratamentos mais comuns.

Bolsas palpebrais: prevenção

A pele é muito suscetível ao envelhecimento. Assim como outros órgãos do corpo, a pele reage de forma espontânea a qualquer hábito ou condição que venha lhe prejudicar. O surgimento de bolsas nas pálpebras não costuma ter um prazo determinado para surgir, uma vez que a condição é progressiva. Por isso, algumas medidas podem ser úteis antes do problema se agravar.

O primeiro a ser considerado é a exposição ao sol. A exposição solar, embora seja saudável em alguns horários, pode ser prejudicial em outros momentos. A intensidade de raios ultravioletas na pele pode causar um fotoenvelhecimento acelerado e as rugas, marcas depressivas e as bolsas palpebrais começam a aparecer.

Evite ter muito contato com o sol e se possível, use sempre um protetor solar para proteger ao máximo o contorno dos olhos.

Outra dica importante é evitar consumir alimentos muito gordurosos e com alto índice de sal. Dessa maneira, o excesso de peso não se tornará a causa de risco para ocasionar as bolsas nas pálpebras e a renovação das células da pele será feita de maneira mais eficiente.

Evitar o fumo e beber bastante água também costumam ser boas práticas, pois ajudam a limpar a pele. Até o estresse também precisa ser controlado. Esses motivos são muito influenciáveis para o envelhecimento da pele, e em virtude disso, provocar acúmulo de pele ou gordura ao redor dos olhos.

Bolsas palpebrais: tratamento

Para quem já enfrenta o problema, existem alguns procedimentos que podem ser levados em consideração, de acordo com a orientação médica.

Algumas sugestões que podem ser feitas em casa incluem:

Drenagem linfática manual. O ato de massagear as pálpebras dos olhos delicadamente auxilia a região a não acumular líquidos e outras substâncias.

Compressas Geladas Caso acorde com os olhos inchados, faça compressas geladas. Elas dão um alívio imediato e ajudam a desinchar essa região delicada.

Cirurgia Se as bolsas estiverem incomodando esteticamente, uma opção é a cirurgia palpebral, a blefaroplastia. Proporcionando um rejuvenescimento natural e suave. Existe uma técnica que não deixa cicatriz aparente, que pode ser utilizado em alguns casos.

Se as pálpebras estão anormalmente inchadas, procure um médico, porque algumas doenças evoluem com retenção de líquido e o inchaço das pálpebras é um dos sintomas.

Lembre-se que assim como outros órgãos, a pele também precisa de comportamentos adequados para ter um aspecto sadio e sem transtornos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo.

Posted by Dra. Erika Uchida