Os problemas que afetam os olhos comprometem não somente as questões estéticas, mas toda a saúde ocular, e a ptose palpebral é um desses problemas que podem causar restrições no campo visual e insatisfação com a aparência.

Como solução, a cirurgia de ptose é mais comum do que muita gente pensa, e com o avanço da tecnologia voltada para a medicina, é um procedimento seguro e com resultados positivos, corrigindo e proporcionando qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

Você sabe como é a cirurgia de ptose e quais cuidados tomar após a cirurgia? É fundamental ter o máximo de informações possível para garantir que tudo será da melhor forma. Pensando nisso, confira neste post informações relevantes sobre o pós-operatório!

O que é a ptose palpebral? 

A ptose é a queda da pálpebra superior que ocorre devido a diversos motivos, como a perda de elasticidade, flacidez da pele e acúmulo de gorduras. É um problema comum que afeta milhares de pessoas. 

A ptose palpebral pode ser classificada de acordo com a época do surgimento. Essa separação por causa é importante para compreender melhor o quadro do paciente e direcionar o procedimento. As classificações da ptose são:

A cirurgia para correção da ptose é indicada de acordo com a gravidade da situação do paciente ou quanto está com a visão comprometida e sensação de incomodo com a aparência. Os principais procedimentos são avançamento da aponeurose, suspensão ao frontal e conjuntivomullerectomia.  

Como é o pós-operatório?

Todos os procedimentos cirúrgicos são acompanhados de prescrições e recomendações tanto pré, quanto pós operação. Os resultados são diretamente relacionados com a disciplina do paciente. 

Pós-operatório da cirurgia de ptose geralmente é muito tranquilo. É comum sentir um certo ardor, mas é tratável com as medicações prescritas. Também existe a possibilidade de surgir inchaços, principalmente nos 3 primeiros dias, mas tudo pode ser resolvido com analgésicos e compressas de gelo.

Quais os cuidados que o paciente deve ter? 

As primeiras 48 horas após o procedimento cirúrgico são fundamentais para a recuperação e o repouso deve ser intenso. Não é necessário mudar a alimentação, somente as atividades físicas que devem ser evitadas nos primeiros 45 dias.

Além disso, é indispensável ter os seguintes cuidados:

Seguir as orientações médicas é indispensável!

As orientações médicas são parte fundamental do procedimento e devem ser seguidas rigorosamente para ter resultados satisfatórios, por isso, toda cirurgia merece atenção especial e exige que o paciente colabore tomando os devidos cuidados. 

A escolha de um profissional capacitado e especializado para conduzir a cirurgia de ptose também é um fator importante, portanto, se você deseja ter sucesso, eliminando os sintomas e contribuindo para melhorar a aparência, esse fator é crucial. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!