Cirurgia plástica palpebral

Cirurgia plástica palpebral: entenda tudo sobre o procedimento

O envelhecimento faz parte da vida. Mas, com os avanços da medicina e dos tratamentos estéticos, é possível melhorar a aparência. Um desses procedimentos é a cirurgia das pálpebras, indicada para remodelar a anatomia desta parte dos olhos.

 

A cirurgia plástica palpebral, denominada blefaroplastia, é realizada com a finalidade de melhorar a aparência das pálpebras superiores e inferiores. O resultado é uma aparência mais jovial e vivaz.

 

A cirurgia plástica palpebral é indicada para resolver os seguintes problemas:

 

  • Remover o excesso de gordura depositada na pálpebra superior, que deixa a pessoa com aparência de olhos inchados;
  • Retirar a pele flácida, que pode formar dobras na pálpebra superior, prejudicando a visão;
  • Eliminar rugas e o excesso de pele nas pálpebras inferiores;
  • Remover as bolsas que se formam sob as pálpebras inferiores;
  • Desenhar um novo contorno para as pálpebras.

Procedimentos para realizar a cirurgia plástica palpebral

 

A cirurgia das pálpebras não é um procedimento cirúrgico demorado; a maioria dos pacientes pode ir para casa no mesmo dia. Tudo depende do tipo de anestesia utilizada e do sucesso da operação.

 

Confira os principais cuidados e procedimentos envolvidos na realização da blefaroplastia:

Anestesia

 

O médico definirá qual é a mais adequada para o paciente, se uma anestesia geral ou uma sedação intravenosa.

Incisões

 

Anteriormente, o especialista faz um planejamento da cirurgia para que as cicatrizes fiquem imperceptíveis ao olho nu. O fechamento é realizado com suturas que serão absorvidas pela pele ou com suturas que precisam ser retiradas após a cicatrização. Outra opção é o uso do adesivo de pele.

 

Outros procedimentos extras

Para eliminar o escurecimento das pálpebras inferiores, o médico cirurgião poderá realizar também o peeling químico ou a laser. A aplicação de botox e o lifting são outras opções para melhorar ainda mais a fisionomia na área dos olhos.

Pós-operatório

 

O uso de gazes, compressas frias e pomada lubrificante na região operada são algumas recomendações para a fase de recuperação. Hematomas e inchaço são normais e desaparecem em cerca de  duas semanas.

Resultado final

Após o desaparecimento dos hematomas e inchaços, será possível avaliar o resultado final da cirurgia plástica palpebral. Em geral, somente após seis meses é possível concluir se o procedimento de fato alcançou seu objetivo.

Recomendações após a cirurgia plástica palpebral

 

  • Não se expor aos raios ultravioletas;
  • Usar protetor solar e óculos escuros;
  • Dormir de barriga para cima até a cicatrização completa;
  • Não usar maquiagem nos olhos.

 

Após a cirurgia plástica palpebral, o paciente poderá voltar à sua vida normal em pouco tempo. Cada organismo reage de uma forma diferente, mas a maioria dos pacientes já consegue voltar à rotina após 15 dias.

 

Pessoas que usam lentes de contatos só devem utilizá-las novamente quando o médico liberar. Além disso, na fase de recuperação, o paciente não deve ingerir bebida alcoólica, fazer atividades físicas de alto impacto ou movimentos que possam provocar o aumento de pressão ocular. A cirurgia plástica palpebral, como qualquer outra intervenção cirúrgica, só deve ser feita por cirurgião plástico devidamente regulamentado!

E você, gostou das informações sobre a cirurgia plástica palpebral? Tem interesse em realizar o procedimento?  Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Posted by Dra. Erika Uchida