Os dispositivos móveis são ferramentas indispensáveis para as atividades humanas e oferecem aplicativos que contribuem bastante para a rotina, seja de trabalho, estudos e lazer. Estar conectado se tornou uma necessidade.

No entanto, o uso excessivo desses recursos tecnológicos pode representar um risco para a saúde dos olhos, que sem a devida prevenção, causam irritações e incômodos que podem estar relacionados com a fadiga ocular.

Cuidar da saúde é fundamental para utilizar os dispositivos móveis de forma segura. Pensando nisso, confira neste post como prevenir a fadiga ocular e saiba de tudo para evitar os riscos e o cansaço visual!

O que é a fadiga ocular? 

Fadiga ocular é o cansaço causado pelo esforço contínuo da visão que ocorre quando a pessoa mantém os olhos fixados em algo próximo por longos períodos. Focar em objetos distantes exige menos dos olhos, mas de perto, o esforço muscular é maior.

Para manter a imagem focalizada, os olhos fazem ajustes frequentes que são imperceptíveis, com isso, o esforço para fazer essas adaptações levam ao cansaço da musculatura do globo ocular.  

Quais os sintomas?

Os sintomas da fadiga ocular podem afetar pessoas de todas as idades, geralmente são notadas quando existe o uso excessivo de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks. 

Os principais sintomas da fadiga ocular são:

Como prevenir a fadiga ocular? 

Reduzir o uso de aparelhos eletrônicos é pouco provável e a tendência é que sejam ainda mais necessários. Entretanto, é possível adotar medidas para aliviar os olhos e evitar todos os sintomas da fadiga ocular.

Veja como prevenir!

Ajuste o brilho e o contraste

Quando a tela está com o brilho forte o esforço dos olhos para enxergar é muito maior. O ideal é ajustar o brilho e o contrate de acordo com a intensidade da luz ambiente e assim, proporcionar maior conforto para uma visão adequada. 

Fique na posição correta  

A posição que você usa os dispositivos móveis têm grande influência, por isso, tenha uma ergonomia correta e posicionar o dispositivo móvel a uma distância segura dos olhos, proporcionando uma visão sem esforços excessivos.

Pisque 

Quando uma pessoa utiliza celulares ou computadores ela costuma piscar menos que o habitual. O ato de piscar permite que os olhos se mantenham lubrificados, por isso, tente piscar com mais frequência e se preciso, considere utilizar um colírio de acordo com prescrição médica. 

Regule o tempo de uso 

Regular o tempo de uso dos dispositivos móveis é indispensável para s saúde. Faça pausas usando a regra 20-20-20, que consistem em parar o uso a cada 20 minutos e desviar o olhar para objetos mais distantes por pelo menos 20 segundos. 

Pode parecer simples, mas essas pausas são essenciais para descansar as vistas e aliviar a tensão. Relaxe, corrija a postura e após a pausa, retorne as atividades. Você vai notar que traz resultados positivos. 

Ter atenção para a saúde ocular é fundamental para manter a qualidade de vida e a produtividade nas atividades pessoais e profissionais, evitando todos os desconfortos e os desagradáveis sintomas.

A fadiga ocular é um problema atual e comum, que atinge muitas pessoas devido à necessidade de utilizar com frequência os dispositivos móveis. Mudar de hábitos e ter uma alimentação equilibrada e o apoio de uma especialista em oftalmologia é a garantia que sua visão vai estar sempre saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!