dicas para cuidar das lentes de contato

4 dicas simples para cuidar das suas lentes de contato

A liberdade de não depender de óculos ao usar lentes de contato requer certos cuidados. Esses cuidados são importantes tanto para manter a visão saudável e quanto para que a lente tenha maior durabilidade e fique livre de contaminações. E antes de optar pelo uso, é preciso procurar um oftalmologista para indicar o tipo mais apropriado para o seu caso e até mesmo se ela pode ser usada com segurança.

Cuidados cotidianos com as lentes de contato

O uso de óculos é bem simples, já que ele precisa apenas ser guardado com cuidado para não serem arranhados e sempre limpos para manter a visão perfeita. Mas com as lentes de contato é preciso adotar cuidados diferentes, já que elas têm um contato direto com os olhos e sua falta de higiene pode causar problemas sérios e graves de saúde.

Selecionamos abaixo 4 dicas simples para cuidar das lentes de contato, que precisam ser seguidas a risca para manter sua qualidade e durabilidade:

1 – Higiene para manusear as lentes

  • É imprescindível que as mãos estejam sempre limpas antes de manusear as lentes de contato. Antes do contato, lave-as com sabonete neutro e água corrente, secando-as com toalha sem fiapos, para não correr o risco de passá-los para as lentes.
  • Mantenha as unhas sempre limpas e aparadas para evitar arranhar ou rasgar as lentes.
  • Caso vá usar maquiagem, coloque a lente antes para evitar manuseá-las com a mãos contaminadas com os produtos.

2 – Higiene das lentes

  • Antes de colocar a lente, desinfete-a com o produto específico da lente, nunca use água de torneira;
  • Faça o mesmo procedimento para guardá-las após o uso, antes de colocá-las no estojo;
  • Quando retirar a lente, coloque-a na palma da mão, coloque a solução e friccione com os dedos para limpá-las;

3 – Como guardar as lentes

  • As lentes de contato precisam ficar guardadas em um estojo específico, com uma solução multiuso feita exatamente para sua armazenação. O uso de soro fisiológico não é indicado para guardar as lentes, por não possuir os antibacterianos e detergentes próprios para a conservação das lentes;
  • Após colocar as lentes nos olhos, esvazie o líquido do estojo e lave-o com uma nova solução, enxaguando-o e fazendo uma fricção no local com os dedos para retirar qualquer resíduo. Em seguida, seque o estojo com uma toalha de papel e não deixe que ele seque no ar ou seja fechado ainda molhado.
  • Trocar o estojo a cada três meses, para garantir sua integridade;
  • Ao guardar a lente, abra o estojo e adicione a solução até a marca indicada na embalagem. A quantidade suficiente para cobrir a lente, sem que ela fique muito próxima da borda do estojo, pois ela pode rasgar ao rosquear a tampa.

4 – Cuidados extras

  • Antes de colocar as lentes, cubra o ralo da pia para evitar que ela caia e se perca;
  • Não ultrapasse o tempo de uso da lente e nem durma com ela;
  • Quando o olho fica ressecado, a lente pode sair do olho. Mantenha o olho sempre hidratado para evitar que isso aconteça. Ande sempre com um estojo e uma solução multiuso na bolsa para proteger as lentes desses contratempos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo.

Posted by Dra. Erika Uchida