deficiência visual

O que é deficiência visual?

A visão é um dos cinco sentidos. Mais do que isso, ela é um mecanismo fundamental para a comunicação do cérebro com o mundo exterior, e vice-versa. Daí a importância de se manter a saúde ocular em dia. Alguns problemas nos olhos podem causar deficiência visual. Você sabe o que configura este termo? É sobre isso que explicaremos ao longo do artigo!

O olho é a parte do corpo que se encarrega da visão. Ele é composto por três camadas distintas: retina (onde estão localizados os receptores fotossensíveis), coroide (camada fina e pigmentada onde estão a pupila e a íris) e a esclera (a porção branca do olho).

Qualquer alteração em alguma dessas estruturas, seja ela de origem congênita ou adquirida, pode desencadear algum tipo de deficiência visual. A deficiência também pode ser originada a partir de problemas na córnea, no nervo óptico ou no cristalino.

A deficiência visual mais conhecida é a cegueira, mas não é a única. Leia o artigo e entenda melhor o assunto.

O que é deficiência visual?

A deficiência visual é uma condição caracterizada pela perda total ou parcial da visão. Esse tipo de problema pode surgir já no nascimento, ou se desenvolver com o tempo, em decorrência de acidentes, doenças, lesões, traumas, etc. Na deficiência visual, o nível de acuidade visual pode variar.

Na cegueira, ocorre a perda completa da visão ou a capacidade insuficiente de enxergar. Já na visão subnormal, também chamada de baixa visão, há problemas no funcionamento de um ou dos dois olhos, mesmo depois de tratamento para correção. Nesse caso, no entanto, o indivíduo consegue ver, apesar de não enxergar com definição.

Qual é o cenário da deficiência visual no Brasil?

De acordo com estatísticas recentes, aproximadamente 45 milhões brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Entre as principais deficiências declaradas, a visual é a mais comum (3,5%), ficando à frente das deficiências motoras (2,3%), deficiências intelectuais (1,4%) e deficiências auditivas (1,1%). 

Atualmente, o número de deficientes visuais ultrapassa 6,5 milhões de brasileiros. A maioria absoluta apresenta baixa visão, ou seja, apresenta dificuldade para enxergar com clareza. Pouco mais de 500 mil deficientes visuais apresentam cegueira, isto é, são incapazes de enxergar.

Quais são as principais causas da deficiência visual?

A deficiência visual pode ser causada por fatores variados. As principais causas da cegueira ou visão subnormal em adultos são a catarata, retinopatia diabética, glaucoma, tumores, atrofia do nervo óptico, retinose pigmentar e degeneração macular associada à idade.

Nas crianças, as causas frequentes de deficiência visual são a catarata congênita, retinopatia da prematuridade, toxoplasmose ocular congênita e retinopatia da prematuridade.

Deficiências visuais podem ser evitadas?

Nem todos os casos de deficiência visual são evitáveis. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse maior efetividade nas ações de saúde, voltadas à prevenção e tratamento de problemas oculares. 

Nesse sentido, é importante destacar que o acompanhamento oftalmológico regular, a ampla difusão de informações, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são medidas capazes de prevenir complicações na visão.

Quer saber mais sobre deficiência visual? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Comentários

Posted by Dra. Erika Uchida