Cuidados com os olhos na leitura de livros

Para os aficionados pela literatura, que dedicam boa parte do seu tempo aos livros, existe sempre a adoção de alguns cuidados para manter a saúde dos olhos. Contudo, sempre se repetem algumas dúvidas sobre quais as formas saudáveis para se realizar a leitura de livros e afins.

Quem nunca ouviu aqueles mitos da internet sobre os transtornos causados por ficar lendo por muito tempo? Pois é, de informações falsas a rede está cheia. Para combater a desinformação, preparei esse texto com as melhores dicas para que a sua paixão pelos livros não afete a saúde dos seus olhos.

O que é mentira quando se fala dos cuidados com os olhos?

Muito mitos da internet nasceram das recomendações constantes que recebemos dos nossos pais. É verdade que algumas delas são corretas, mas outras afirmações não têm qualquer base científica.

Falar que ler em excesso pode causar a visão cansada é uma mentira que encontramos com frequência na rede. O único efeito negativo que esse excesso pode causar é um incômodo nos olhos em função das circunstâncias e do ambiente em que o leitor está

A presbiopia (vista cansada) é uma condição natural que acomete pessoas acima dos 40 anos de idade. Contudo, ambientes com iluminação ineficiente, deitar em situação desconfortável ou a não utilização dos óculos ou lentes de contato para ler podem viciar a visão.

Outro mito recorrente é o que afirma que ler no escuro prejudica a visão. Escolher ambientes escuros para ler podem causar desconforto visual. Além disso, pessoas portadoras de ametropias podem desenvolver sintomas ao ler nessas condições. No entanto, a leitura em local mal iluminado não prejudica a saúde ocular.

Como a leitura deve ser feita sem prejudicar os olhos?

Para que você mantenha os seus olhos saudáveis e possa continuar usufruindo do prazer de ler bons livros, separei algumas dicas essenciais. São elas:

  • Mantenha uma distância de 30 a 35 cm do livro para que a sua visão esteja confortável;
  • Ao ler, mantenha o livro na altura dos olhos. Quando você coloca o livro acima da altura dos olhos, eles podem ressecar mais facilmente;
  • Defina um lugar ideal para ler, considerando a possibilidade de estar com uma boa postura e iluminação;
  • Evite ler em movimento ou deitado na cama;
  • Crie um ambiente com iluminação agradável aos olhos, que não seja nem forte e nem muito fraca. 
  • Ao ler em dispositivos eletrônicos, reduza o brilho da tela e se utilize da iluminação do ambiente;
  • Faça pausas de um a dois minutos a cada uma ou duas horas lendo;
  • Procure, eventualmente, piscar os olhos. Essa prática é favorável ao relaxamento da musculatura ocular;
  • Durma o suficiente. A boa qualidade do sono promove o melhor rendimento visual e intelectual.

Pronto, agora basta seguir essas dicas e você já poderá retornar a sua leitura habitual. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Comentários

Posted by Dra. Erika Uchida