Normalmente, a principal dúvida entre as pessoas que precisam usar óculos ou fazer a troca deles, é qual armação escolher. Entretanto, o tipo de lente escolhida tem um papel muito importante para que a escolha seja a mais adequada possível.

Podemos dividir os tipos de lente para óculos em dois grupos principais: por foco e por tipo de material.

A seguir, vamos entender melhor sobre esses dois pontos. Acompanhe e saiba o que considerar em sua escolha!

Óculos de grau: foco das lentes

Existem três tipos de foco para óculos de grau, sendo que cada um deles tem finalidades específicas. Veja:

Óculos de grau: tipos de lente por material

Sabendo a finalidade de cada opção, agora acompanhe os tipos de lentes para óculos conforme o material usado:

Além dos materiais citados acima existem vários outros no mercado, como o tribrid e o plástico CR-39. Entretanto, na hora de escolher o tipo de lente outros pontos, além do material, precisam ser considerados. A seguir, vamos falar deles.

Considerações importantes

Ao escolher o tipo de lente para os óculos a pessoa também deve considerar como é sua vida, se tem um dia agitado, se pratica esportes, etc.

Por exemplo, quem se movimenta demais pode optar por lentes mais resistentes e que ofereçam proteção contra os riscos causados por possíveis impactos.

Quem trabalha muito com computador ou dirige por longos períodos pode se beneficiar com lentes antirreflexos.  Existem até mesmo lentes que tem como foco garantir que os olhos se cansem o mínimo possível em decorrência da exposição a luminosidade de equipamentos eletrônicos, as chamadas vídeo-filter.

Por fim, seja qual for a situação, o oftalmologista precisa ser consultado. Muitas pessoas acabam prejudicando ainda mais a visão ao escolher materiais de má qualidade ou simplesmente por comprar óculos de grau sem saber exatamente qual problema deve ser tratado.

Além disso, é sempre bom lembrar que problemas oculares, quando não tratados corretamente, tendem a piorar com o tempo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!