Visitar o oftalmologista não é um cuidado que deve ser seguido apenas quando os óculos de grau precisam ser trocados. Mesmo as pessoas que enxergam perfeitamente bem ou que não sentem nenhum desconforto relacionado aos olhos, deve procurar esse profissional, ao menos uma vez por ano, para avaliar como anda a visão.

Neste post, vamos explicar porque você deve consultar o oftalmologista anualmente mesmo que pense não que precise. Acompanhe!

Correção da visão

Quem usa óculos ou lentes de contato não está livre de problemas. A visita ao oftalmologista é essencial para avaliar se algo precisa ser revisto.

Com o tempo, nossos olhos sofrem alterações e uma receita antiga pode prejudicar a saúde visual se não acompanha essas alterações.

Além disso, o uso de lentes de contato deixa os olhos vulneráveis a vários riscos, sendo assim, um exame anual é fundamental para ter certeza de que tanto a prescrição quanto a saúde dos olhos estão bem.

Distensão ocular digital

Hoje, a maioria das pessoas fazem uso de algum tipo de tela: consoles de jogos, computadores, tablets, leitores eletrônicos, telefones. A utilização de dispositivos digitais tem estado por trás de muitas das mudanças nas funções básicas dos olhos, especialmente levando a pessoa a piscar menos, causando olhos secos e outros problemas.

Quem trabalha ou usa muito qualquer tela precisa visitar o especialista para analisar os impactos causados em sua visão e, caso necessário, tomar medidas preventivas para evitar problemas maiores.

Alergias

De fato, nem todas as pessoas sofrem com alergias. Mas quem sofre sabe o quanto os olhos podem ficar irritados e vermelhos, apresentando queimação e coceira. O problema é que tais sintomas tratados incorretamente podem provocar danos.

Por isso, naquelas épocas do ano em que as alergias costumam ser mais presentes na vida da pessoa, ela deve estar atenta para procurar o especialista o quanto antes para que o profissional indique o melhor tratamento para controlar as consequências na visão.

Melhorar o desempenho

Esse tópico serve de alerta para os pais. Um dos fatores mais importantes para o bom desempenho da criança na sala de aula é ter uma boa visão.

Ao garantir um acompanhamento anual é possível ter certeza de que o seu aprendizado não está sendo prejudicado em decorrência dos problemas oculares. Além disso, vale lembrar que uma visão ruim interfere em muitas atividades, a exemplo dos esportes.

Manter a saúde geral

Os olhos estão sujeitos a um número muito grande de ameaças que vão muito além das lesões físicas, problemas para enxergar, danos causados pelo sol ou fadiga ocular.

Por isso, é essencial acompanhar o estado dos olhos para minimizar possíveis problemas e aprender que comportamentos adotar para evitar danos.

Por fim, consultar o oftalmologista ainda permite descobrir possíveis condições graves de saúde. Doenças como câncer, colesterol alto, pressão alta e diabetes podem dar sinais pelos olhos.

Seja você uma pessoa que tem problemas de visão ou nunca sentiu nenhum incômodo nos olhos, não deixe de visitar o especialista. Lembre-se que prevenir é sempre mais fácil e barato que tratar!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!