olhos e saúde

7 nutrientes que colaboram com a saúde dos olhos

Desde a infância, todos nós ouvimos frases típicas na hora das refeições: “tem que comer cenoura, pois faz bem para os olhos”, “coma essa fruta que é boa para a visão”, entre outras. Porém, o que será verdade quando se trata dos efeitos da alimentação na saúde ocular? Quais vitaminas e nutrientes não podem faltar no cardápio?

De fato, são inúmeros os benefícios que os nutrientes proporcionam ao corpo humano, agindo em todos os sistemas. No caso do sistema sensorial, que inclui a visão, eles atuam de maneira ampla, desde a prevenção de problemas até o desenvolvimento de órgãos.

Confira a lista com algumas vitaminas e substâncias que auxiliam na saúde dos olhos e em quais alimentos encontrá-las:

Ômega 3

Quando se pensa em saúde, o ômega 3 tem prestígio garantido. É extremamente benéfico ao corpo humano. Normalmente encontrado em peixes marítimos como o atum, o bacalhau, a sardinha e o salmão, em sementes como linhaça, chia, castanhas e nozes, além do azeite de oliva.

Nos olhos, o ômega 3 age reduzindo a degeneração macular devida à idade, uma doença que provoca a diminuição progressiva da capacidade visual. Com esse problema, a pessoa enxerga linhas tortas e pontos escuros.

Zinco

É um mineral encontrado em diversos alimentos como sementes de girassol e abóbora, morango, manga, banana, ameixa, abacaxi, alface, beterraba, cogumelo, ostras, frango, feijão, ervilha, grão de bico, amêndoa, lentilha, castanhas, entre outros. Sua ação se dá em conjunto com a vitamina A. Quando unidas, as substâncias atuam na produção da melanina.

Nos olhos, a melanina é responsável pela pigmentação da íris e exerce papel fundamental no processo de proteção ocular, evitando problemas causados pela radiação solar.

Luteína

Presente na retina, a luteína é uma substância importante para a manutenção da boa qualidade da visão. Juntamente com a zeaxantina, atua diminuindo a possibilidade de a pessoa desenvolver catarata e degeneração macular. Essa dupla é considerada filtro solar interno, desempenhando a proteção ocular dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Esses nutrientes são encontrados em alimentos com pigmentação avermelhada, alaranjada e amarelada, como abóbora, tomate, cenoura, etc.

Crômio

Essa substância é conhecida por sua participação no processo de contração muscular, o que interfere na pressão intraocular. A elevação dessa pressão é uma das características principais do glaucoma, doença degenerativa responsável por um alto índice de cegueira no Brasil.

O crômio é encontrado na carne bovina, fígado, ovo, frango, maçã, espinafre, gérmen de trigo, pimentão e banana.

Vitamina A

A vitamina A é um importante elemento antioxidante, realizando a função de proteção dos sistemas do corpo. Diversos alimentos são fontes desse nutriente, como é o caso do mamão, brócolis, cenoura, manga, abóbora, queijo, ovos, laranja e outros.

A falta de vitamina A acarreta envelhecimento do cristalino e pode causar cegueira noturna, que resulta na perda da capacidade visual em ambientes mais escuros.

Vitamina C

Age diminuindo o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade, ajuda na prevenção da catarata e reduz a pressão intraocular em casos de glaucoma. É encontrada em frutas cítricas, brócolis, mamão, goiaba, tomate, couve, etc.

Vitamina E

Nutriente com função antioxidante, tem papel importante no processo de prevenção da degeneração macular. Encontrada em cereais, óleos vegetais, peixes, castanhas e ovos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

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Posted by Dra. Erika Uchida