olhos e terceira idade

9 cuidados com os olhos na terceira idade

A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos, com grande complexidade e também delicadeza em sua estrutura. A visão humana tem 600 vezes mais sensibilidade que uma câmera digital de primeira linha. Por isso, o cuidado com a saúde ocular deve estar presente durante toda a vida, inclusive na infância. Mas, principalmente na terceira idade ele se torna imperativo, já que nesse período são altos os riscos de surgirem doenças comuns, causadas pelo envelhecimento natural dos olhos, como vista cansada, catarata e glaucoma.

Doenças relativas ao envelhecimento

Grande parte da população não cuida adequadamente da própria visão, e muitas pessoas vão a uma consulta oftalmológica já na vida adulta e para cuidar de alguma doença. São raras as que fazem consultas periódicas para avaliar como está a saúde ocular, o que permite o tratamento de doenças na fase inicial e diminui as consequências de algum problema identificado.

Até mesmo enfermidades já existentes costumam ser negligenciadas, como as mais populares miopia, astigmatismo e hipermetropia. Muitas vezes há alterações no grau que comprometem a qualidade da visão, mas o paciente demora a se disponibilizar para uma consulta e fazer a troca dos óculos, se necessário.

Doenças silenciosas, como o glaucoma, são sempre agravadas por essa falta de cuidado preventivo e provocam mais danos ainda quando o paciente tem mais idade. Os riscos são sempre altos de se adquirir alguma doença, pela debilidade natural que ocorre na visão devido ao processo de envelhecimento.

A catarata é muito comum no envelhecimento e é também a que causa maior índice de cegueira, caso não seja tratada. Na verdade, é o processo de evolução natural do cristalino. Em seguida, vem o glaucoma, que também pode causar danos irreversíveis à visão. Outras doenças são a retinopatia, a diplopia, a vista cansada e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), por exemplo.

Os principais cuidados com os olhos

Listamos abaixo 9 cuidados com os olhos na terceira idade: estas medidas podem prevenir o surgimento ou o desenvolvimento dessas doenças comuns do envelhecimento.

• Consultar o oftalmologista periodicamente, para que seja sempre feita uma análise completa sobre todos os campos da visão que podem apresentar doenças
  • Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais e peixes, com os mais variados tipos de vitaminas
  • Manter os olhos sempre protegidos dos raios solares, que podem causar danos à visão
  • Não esfregar os olhos com frequência, para não danificar a córnea e não acelerar a flacidez das pálpebras
  • Ao primeiro sinal de vista cansada, embaçada, com efeitos semelhantes a estrelas e outros, busque ajuda médica o mais rápido possível
  • Mantenha o tempo e a qualidade do sono, para descansar a visão
  • Descansar a vista de meios digitais como computadores e TV
  • Beba muita água, para manter a hidratação ocular

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!