A paralisia de Bell é uma condição que tem como principal característica a paralisia temporária ou fraqueza dos músculos da face. Como consequência, o rosto da pessoa fica com um lado mais rígido que o outro ou caído.

Além disso, dificuldades para fechar os olhos e sorrir do lado prejudicado são muito comuns. Em boa parte dos casos, os sintomas tendem a desaparecer em poucas semanas.

A seguir, você vai saber mais sobre essa condição. Acompanhe!

Quais sãos complicações dessa condição?

Como apontamos, a paralisia de Bell tende a se resolver com o passar do tempo sem provocar complicações para a vida da pessoa. Porém, é preciso ter atenção ao olho do lado afetado, isso para evitar que ele fique muito ressecado durante o uso do computador no trabalho ou ainda, à noite.

Usar pomadas e colírios no decorrer do dia e na hora de dormir pode ajudar a proteger a córnea de possíveis lesões e arranhões.

O que causa o problema?

Nem sempre é possível saber o que deu origem a paralisia. Entretanto, há casos em que ela surge devido a uma infecção que levou ao inchaço do nervo. Também pode ser causada por vírus, como aqueles responsáveis pela herpes e gripe.

Quando se preocupar?

Essa condição costuma apresentar melhoras dentro de 2 semanas. Porém, para que não reste nenhum resquício pode ser preciso aguardar um período entre 2 e 6 meses.

Já a busca por ajuda especializada deve ocorrer quando não é verificada nenhuma melhora nos sintomas, ou caso estejam apresentando algum tipo de piora,

Quais cuidados ter no dia a dia?

Se a pessoa tiver muita dificuldade para comer, ela deve tomar cuidado para mastigar bem os alimentos e fazer as coisas mais lentamente. Optar por alimentos macios também ajuda.

A paralisia de Bell pode fazer com que a pessoa tenha pouca ou nenhuma sensibilidade na boca, com isso, é fácil que os alimentos se acumulem e ela nem perceba. Sendo assim, é preciso ter muita atenção na escovação e no uso de fio dental.

O indivíduo também pode contribuir no seu processo de recuperação: à medida em que o nervo começa a voltar ao normal, ele pode contrair e relaxar a musculatura do rosto para auxiliar no fortalecimento dos nervos.

Dicas para quem foi diagnosticado com a paralisia de Bell

As dicas abaixo são muito úteis no dia a dia da pessoa que tem essa condição, seja para ajudar a deixar as coisas mais fáceis ou para proteger a saúde dos olhos:

A paralisia de Bell é uma condição que pode ocorrer em qualquer idade. Por fim, não deve gerar muitas preocupações, desde que as orientações médicas sejam seguidas!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!