Responsável pela grande maioria dos casos de cegueira no Brasil e no mundo, a catarata é uma doença grave, que se desenvolve de forma lenta ao longo dos anos. É um problema que merece atenção, pois compromete seriamente a saúde ocular. 

Entretanto, é uma doença cujos sintomas podem ser evitados com medidas simples inseridas no dia a dia. Assim, existem boas possibilidades de reduzir a incidência da doença. Para tanto, a prevenção é indispensável.

Saber que é possível prevenir a catarata é uma boa notícia, não é mesmo? É uma boa oportunidade para promover a sua saúde ou a quem você ama! Confira neste post o que fazer para evitar essa terrível doença!

O que é a catarata

Catarata consiste na opacidade do cristalino, que é a conhecida popularmente como a lente natural dos olhos. Essa turbidez causada pela doença leva a diminuição progressiva da visão, até chegar à cegueira total, nos casos mais graves.

Acontece de forma gradativa, ou seja, com o tempo o cristalino vai perdendo a transparência, comprometendo a visão. Esse desenvolvimento é lento e os sintomas podem ser imperceptíveis no início, por isso é importante estar ligado. 

Os principais sintomas são:

Como é possível prevenir a catarata

A degeneração causa pela catarata é tratável e tem grandes possibilidades de sucesso. Para tanto, o diagnóstico precoce e a prevenção são fatores que não podem faltar. Veja o que fazer para prevenir!

Proteja dos raios ultravioleta 

O uso de óculos escuros pode parecer apenas uma questão de estética, porém, eles têm o poder de proteger os olhos contra os raios ultravioletas que favorecem a catarata. No entanto, os óculos precisam ser de boa qualidade para proporcionar a devida proteção.

Evite o consumo excessivo de álcool e cigarro 

relação do tabagismo com a saúde ocular é muito forte, assim como o alcoolismo. São altamente nocivos à saúde no geral, inclusive para o desenvolvimento da catarata. Por isso, tenha cuidado e reduza o consumo desses itens.

Cuide da alimentação 

Alguns alimentos têm a capacidade de reduzir o desenvolvimento da catarata, devido à presença de nutrientes e vitaminas, como o betacaroteno e vitaminas C e E. São encontrados em frutas e verduras, portanto, ter uma alimentação equilibrada é fundamental.

Controle o diabetes 

Quem é diabético deve ter atenção redobrada com a alimentação e um controle rigoroso do nível de açúcar no sangue. Quem sofre de diabetes tem mais chances de desenvolver a catarata, por isso a necessidade de acompanhando frequente.

Consulte o oftalmologista regularmente 

Para ter um controle da saúde ocular eficiente e que proporciona a tranquilidade de saber que está tudo bem, é essencial manter consultas regulares com um oftalmologista, principalmente se perceber que algum sintoma se manifestou. 

A catarata é uma doença silenciosa e evolui lentamente sem que o indivíduo perceba e, nas consultas, o oftalmologista consegue verificar a real situação e acompanhar o quadro indicando melhores práticas para evitar não somente a catarata, mas qualquer doença que coloque em risco a saúde ocular. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!