pstose

Ptose: tipos de cirurgia para a correção

A ptose é uma condição em que a pálpebra superior  cobre o olho mais do que o natural, impedindo a visão adequada. Pode ser uma disfunção congênita ou adquirida, do músculo que ergue a pálpebra. O termo vem do grego ptosis, que significa queda.

Normalmente, as pálpebras superiores situam-se a 1,5 mm do limbo, área que separa o branco da parte colorida dos olhos. Elas são mantidas nessa posição por meio do músculo elevador das pálpebras e músculo de Muller. Dessa forma, qualquer lesão nessa parte do corpo poderá resultar na ptose.

O indivíduo com ptose, tenta, de forma inconsciente, compensar a queda da pálpebra contraindo a musculatura frontal, elevando os supercílios e produzindo sulcos horizontais na testa. Em adultos, esse problema causa um aspecto constante de sonolência.

O tratamento é cirúrgico, na grande maioria dos casos. Consiste na elevação das pálpebras para deixar o eixo visual livre. ​No caso de ptose congênita, o tratamento é uma urgência médica.

Os principais tipos de cirurgia para corrigir a ptose

A cirurgia da ptose deve ser realizada por um cirurgião com muita prática e longa experiência na correção desse problema, que normalmente é um oculoplástico. O procedimento também pode ser realizado por oftalmologistas e cirurgiões plásticos.

Os principais tipos de cirurgia são:

Cirurgia de Fasanella-Servat

Essa cirurgia geralmente é usada para casos mais leves, em que, ao medir a função do músculo elevador da pálpebra, o cirurgião plástico confirma que ele tem função adequada para levantar a pálpebra.

Reparo da aponeurose

O reparo da aponeurose, ou plicatura, é feito quando o músculo que eleva a pálpebra tem boa função, porém o indivíduo apresenta um grau maior de queda das pálpebra.

Ressecção do músculo elevador da pálpebra

A ressecção do músculo que levanta a pálpebra, com seu consequente encurtamento, é feita nos casos mais graves.m, quando o grau de queda da pálpebra é muito pronunciado e a função do músculo é fraca.

Suspensão da sobrancelha/supercílio

O levantamento da sobrancelha ou supercílio é usado quando o grau de queda das pálpebras é muito grande e a função do músculo é muito pobre. É, geralmente, o último recurso no tratamento dessa enfermidade.

Cuidados antes e depois da cirurgia da Ptose

É necessário jejum de oito horas antes da cirurgia e realização de exames como hemograma (o exame de sangue) e coagulograma (análise da coagulação do sangue). Medicações anticoagulantes, como a aspirina, devem ser evitadas um mês antes do procedimento. Também é recomendado parar de fumar com pelo menos um mês de antecedência à cirurgia plástica.

Geralmente, não há dor após a cirurgia. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, poderão ser minimizados com o uso de analgésico comum, que deverá  ser indicado pelo médico.

A cirurgia deixa uma cicatriz discreta, pois fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior (porção que fica escondida quando o olho está aberto) e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo ou, ainda, dentro da conjuntiva (parte de dentro dos olhos).

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Comentários

Posted by Dra. Erika Uchida