saúde dos olhos

Cuidados com a saúde dos olhos no inverno

O inverno é uma delícia para curtir caldos quentes, ver filmes e se proteger do friozinho. No entanto você sabia que o inverno também exige cuidados com a saúde dos olhos?

Poucas pessoas conhecem os perigos que o clima do inverno pode trazer à visão, por isso elaborei este artigo para informar como cuidar dos olhos no inverno. Acompanhe cada detalhe da leitura e previna-se bem no próximo inverno.

5 cuidados com os olhos no inverno

1. Cuidado com a umidade do ar

O ar seco dessa estação pode ser um motivo de preocupação. O inverno propicia um tempo ruim em relação à umidade, e o tempo seco frequentemente causa irritação aos olhos. 

Se você já tem um problema com isso, ou algum tipo de alergia é importante o uso de soro fisiológico para manter a umidade.

2. Alerta à conjuntivite

É muito comum no inverno, uma vez que as pessoas permanecem muito tempo em ambientes fechados. Ocorre uma inflamação na conjuntiva. Uma das formas de se pegar é por meio do vírus de quem tem.

Sendo assim, ficar muito tempo em ambientes fechados com outras propicia o aumento da conjuntivite. Ela pode começar em um olho e logo após contagiar o outro. Existe a conjuntivite alérgica (que não é contagiosa) e bacteriana. 

Na conjuntivite viral o causador é um vírus é adenovírus, similar ao da gripe. Por essa razão é comum que a pessoa que esteja com conjuntivite viral também esteja sentindo dores no corpo, e imunidade baixa, como se estivesse com gripe.  

Ela dura em média uns 15 dias e o tratamento se dá por meio de soro fisiológico, e se for o caso da viral ou bacteriana, com colírios e antibióticos receitados pelo médico. 

3. Use um umidificador

Nada melhor nesse tempo seco do que um umidificador. Se não é possível lubrificar os olhos a todo instante com soro fisiológico, um umidificador fará esse trabalho por você. Ter um desses em casa certamente fará toda diferença no cuidado com os olhos.

4. Hidratação é vida

É impressionante como se manter hidratado resolve e previne muitos problemas. Isso não é diferente quando se trata de cuidar da saúde dos olhos. Manter-se bem hidratado faz com que além do corpo, seus olhos também se mantenham lubrificados e livres de irritação nessa época do ano.

5. Proteja-se da síndrome do olho seco

Parece estranho, mas, a síndrome do olho seco é uma doença crônica que consiste na diminuição de produção da lágrima ou uma deficiência em componentes da lágrima. É estranho, mas boa parte dos brasileiros sofrem quem essa doença.

Essa doença está relacionada a certas condições do meio ambiente, como ar seco, poeira, baixa umidade e poluição. Essa síndrome provoca irritação, ardência e uma leve sensação de areia nos olhos. Eles ficam embaçados e muito sensíveis à luz. Para prevenir é importante a ingestão de óleo de linhaça e uma boa higienização dos olhos.

Por fim, o cuidado com a saúde dos olhos deve se intensificar nessa estação gostosa e fria. Você pode curtir bons momentos sem esquecer de cuidar de sua visão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em São Paulo!

Comentários

Posted by Dra. Erika Uchida